Técnologia, Urbanização

Rede elétrica subterrânea tem impacto visual e econômico positivos

O Eurogarden Maringá está sendo preparado com tudo o que há de melhor para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas e para levar tranquilidade aos empresários e prestadores de serviço que se instalarem nas torres comerciais e no comércio e restaurantes do novo bairro. Um dos itens essenciais nesse sentido é a rede elétrica subterrânea que abrange também as redes de telecomunicações e automações.

Com as redes subterrâneas, não há postes de concreto e fiação aparente. Assim, chama a atenção das pessoas a ausência da poluição visual comum às cidades brasileiras. Esse aspecto exterior é a primeira impressão que fica e melhora a sensação de bem-estar no novo bairro.

Por trás da tecnologia, há outras vantagens. “Nossas árvores vão crescer livremente, com copas densas e exuberantes”, explica o CEO do Eurogarden, Jefferson Nogaroli.

Em geral, na área urbana as árvores atrapalham a fiação elétrica. Em Maringá, a concessionária Copel realiza a poda para livrar os fios dos galhos. Com isso, as árvores ficam disformes e mais susceptíveis a doenças, comprometendo a estabilidade e aumentando os riscos de queda. O ato de podar também é um problema. Muitas vezes é necessário desligar a rede de transmissão de energia e até interromper o fluxo do trânsito.

Nogaroli lembra que o sistema de fiação subterrânea diminui os apagões que tanto incomodam a população e causam prejuízos às empresas. “O investimento nesta tecnologia é maior, mas ele compensa devido aos inúmeros benefícios que apresenta”, pondera o empresário.

Infraestrutura

A Sisa Construções selecionou a empresa e acompanhou todo processo de execução da infraestrutura do Eurogarden Maringá. O CEO da construtora, Claudio Mukai, explica que a rede elétrica subterrânea é composta por dutos de PEAD – Polietileno de Alta Densidade, que ficam a uma profundidade de 2,40 m.

Segundo o engenheiro, primeiro foi criada uma base de concreto onde os dutos ficam apoiados. Posteriormente, foi feita cobertura com areia. “A areia acompanha a movimentação da terra e tem impacto reduzido quando passam caminhões pela rua”, frisa Mukai.

No Eurogarden Maringá existem mais de 6.500 metros de tubulação subterrânea. Também estão prontas as caixas de passagem de baixa e média tensão onde foram instalados os equipamentos das concessionárias, como transformadores e chaves de desligamento, para posterior interligação com os imóveis dos edifícios comerciais e residenciais.

No Comments

Leave a Reply