Natureza

Parte dos girassóis do Eurogarden é doada para alimentar aves

Além de fazer a alegria de milhares de pessoas que visitaram, gratuitamente, o campo de girassóis do Eurogarden entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as flores tiveram uma finalidade ainda mais nobre. Parte delas foi doada para o Zoológico Zoo Casa das Araras, de Maringá, que retirou as sementes para alimentar as cerca de 80 aves do local.

A Casa das Araras é credenciada pelo órgão ambiental Instituto Água e Terra (IAT/ IBAMA). Por isso, recebe aves resgatadas por meio de tráfico, maus tratos e desastres ambientais. E existem os casos de aves legalizadas que chegam até o zoológico por meio de doação.

São araras, papagaios, periquitos, tucanos, maitacas, tigres d’água, araçaris, gralha e cacatua, entre outras. O Zoológico também tem duas lhamas (Rambo e Juninho), um jabuti argentino e uma tartaruga. A proprietária, Camila Fernandes Amorim, administra o local ao lado do marido, conhecido por Neto das Araras. Eles têm assessoria técnica da bióloga Joseli Cristina da Silva, doutoranda em Genética e Melhoramentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

As sementes doadas pelo Eurogarden Maringá representam um alimento extra. A base da alimentação saudável de uma ave consiste em uma ração extrusada de boa qualidade acrescida de legumes, verduras, frutas e sementes. O girassol é ofertado como petisco. Segundo os proprietários do zoo, “as aves amam as sementes”.

Separação dos girassóis colhidos para serem oferecidos às aves do Zoológico Zoo Casa das Araras

No Comments

Leave a Reply