Muitas empresas buscam selos e certificações como forma de demonstrar sua cultura moderna, preocupada com o ser humano e meio ambiente. Cada conquista demonstra preocupações nas áreas especificas destas distinções.
Na área da sustentabilidade, existe a Certificação de Empresa B (B Corporation). A distinção mostra que a empresa investe na medição e gerenciamento dos impactos sociais e ambientais com a mesma intensidade com que mede os impactos financeiros.
A certificação WELL é outra desejada por muitas empresas. É a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar e saúde das pessoas. Para conquistá-la, as corporações devem atender 10 requisitos de desempenho: ar, água, nutrição, iluminação, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.
A Certificação LEED (em português: Liderança em Energia e Design Ambiental) é voltada para empreendimentos sustentáveis com a otimização energética e uso de material reciclável. Exige que as empresas interessadas atendam requisitos de desempenho como eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte, entre outras formas de gestão integrada dos recursos naturais.
Em alguns casos, uma certificação depende de outra. Uma construção que utiliza madeiras só conquistará a certificação LEED se adquirir o produto de madeireiros que apresentam manejo sustentável – entre outras exigências. Empresas com o Selo FSC (Forest For All Forever, floresta para sempre) têm a garantia de que seu produto é obtido por meio de sistema ecologicamente correto.
O empreendimento Eurogarden Maringá já tem as pré-certificações LEED Platinum e WELL. O objetivo é que o bairro seja um dos primeiros do mundo a ter simultaneamente as duas certificações.
Nos setores de alimentos e cosméticos, a certificação Ecocert Brasil atesta os produtos e serviços vegetarianos, orgânicos e insumos saudáveis, produzidos longe de agrotóxicos. Outras certificadoras são IBD, EcoSocial, Demeter, Abio e OIA.
Na área social, entre as distinções mais conhecidas está o Selo Empresa Amiga da Criança, criado pela Fundação Abrinq. As empresas beneficiadas são aquelas que têm responsabilidade social corporativa e apoiam os projetos da fundação voltados à prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil e que estimulam a responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.
Outro selo é o Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tem versões em nível nacional, estadual e municipal. O objetivo é estimular e reconhecer os melhores projetos que contribuem para o alcance dos ODS e para o desenvolvimento sustentável no Brasil.
Selos locais
Em Maringá, a Prefeitura criou o Selo Ipê, que reconhece as boas práticas ambientais e sociais de acordo com os ODS. O Instituto Acim também concede o Selo ODS em Maringá. Existem as modalidades Ouro, Prata e Bronze, concedidas de acordo com a quantidade de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável atendidos. Um exemplo de empresa sustentável na cidade é a Cooper Card, que detém o Selo Ipê e o Selo ODS Ouro.
No Comments