Nosso terceiro texto sobre reportagens do Eurogarden na mídia nacional fala hoje sobre a publicação do Valor Econômico em 15 de julho de 2022, sob o título “Novos ecobairros: moradia, trabalho e cuidado ambiental”.
O jornal destaca a “preocupação” de projetos que oferecem ampla gama de serviços, lazer, saúde e educação, a fim de evitar deslocamentos dos moradores pela cidade e que têm rigorosa gestão ambiental. Entre eles, cita o Eurogarden.
Esse “rigor” citado pelo jornal é um dos cuidados do Eurogarden que deverá ser o primeiro bairro do mundo a ter duas certificações internacionais ao mesmo tempo: a WELL, que prevê a projeção de espaços que promovam a saúde e bem-estar, e a LEED, que se preocupa com a eficiência energética, sustentabilidade, água de reúso, energia solar, uma série de critérios dentro do conceito de green Building.
De acordo com o jornal, o diferencial proposto pelo Eurogarden
“é a sensação de morar em um grande parque público, cercado por mais de 20 mil árvores de 300 espécies em uma área de 60 hectares”. A reportagem destaca ainda a mobilidade, com dois quilômetros de ciclovias e pontos de assistência mecânica para bicicletas. “Câmeras, drones e sistema de identificação de atitudes suspeitas fazem parte de uma série de tecnologias para garantir a segurança do bairro”.
Além do Eurogarden, o jornal aborda ecobairros em Camboriú, Porto Alegre, Portugal e Suécia, entre outros locais.
Leia mais em https://valor.globo.com/patrocinado/imoveis-de-valor/noticia/2022/07/15/novos-ecobairros-moradia-trabalho-e-cuidado-ambiental.ghtml
Nossa segunda reportagem sobre publicações do Eurogarden em veículos nacionais foi preparada pela RPC. A emissora publicou matéria em meio digital no dia 26 de julho de 2022 com o título “Sustentabilidade e qualidade de vida guiam novos rumos do mercado imobiliário de Maringá”.
O autor da reportagem lembra que Maringá foi eleita a melhor cidade para se viver no Brasil (2017, 2018 e 2020), que se destaca por possuir bons indicadores em diversos segmentos e tem consumidores exigentes e ávidos por bem-estar. Esse cenário mantém aquecido o mercado imobiliário.
E aí entra o Eurogarden. “Focado na qualidade de vida dos futuros usuários, o projeto alinha-se à cultura maringaense”. A reportagem conta que o bairro foi “projetado para ser inteligente e sustentável, caracterizado por grandes áreas verdes e belos jardins, com estrutura viária com foco na caminhada e no ciclismo, enquanto os espaços residenciais e comerciais estarão integrados em um único ecossistema”.
A RPC frisa a importância de certificações internacionais e afirma que “o Eurogarden é exemplo de empreendimento que carrega a sustentabilidade em seu DNA”. O bairro já conquistou a pré-certificação WELL, “baseada no monitoramento dos impactos dos empreendimentos na saúde e bem-estar de seus ocupantes”.
A certificação LEED está a caminho. Ela pressupõe que o bairro tenha eficiência energética, sustentabilidade, água de reúso, energia solar, uma série de critérios dentro do conceito de green building.
Ouvido pela reportagem, o idealizador do Eurogarden, Jefferson Nogaroli, diz que o bairro carrega conceitos como one stop life. Nele, as pessoas trabalham, vivem, consomem, praticam esportes e lazer, tudo no mesmo lugar. E que isto estimula a caminhabilidade.
No início de 2023, o Eurogarden vai inaugurar seu primeiro prédio, o Centro de Experimentação. Ainda este ano vai ganhar um Café. Aguarde novidades. Enquanto isso, desfrute de nossas atrações como a Camerata Eurogarden e o Cinema a Céu Aberto.
Leia a reportagem na íntegra: https://www.negociosrpc.com.br/deolhonomercado/economia/2022-07-14-eurogarden-bairro-maringa/
Jornal O Estado de S. Paulo
Os diferenciais do Eurogarden Maringá têm colocado o empreendimento como pauta de grandes veículos de comunicação como a rede de Televisão RPC e os jornais Valor Econômico e Estado de S. Paulo. Em uma série de três textos, vamos contar um pouco o que foi dito sobre o Eurogarden e sobre a cidade de Maringá.
Começamos pela matéria publicada em 10 de agosto no jornal O Estado de S.Paulo com o título “Projeto de bairro inteligente aponta para o futuro”. O repórter diz que o bairro “foi criado para ser um modelo de mobilidade, sustentabilidade e urbanismo e tem como inspiração o estilo de vida do europeu, com vários parques e áreas verdes.
O veículo cita o projeto de mudança do Centro Cívico de Maringá para a região do antigo aeroporto, ao lado do Eurogarden. Tanto a Justiça do Trabalho como o Fórum Eleitoral já estão no local. O Fórum Estadual está em fase de licitação. Também naquela região está o Hospital da Criança, que em breve deverá estar em funcionamento.
A reportagem conta que o Eurogarden vai ofertar “bikes e patinetes compartilhados, espaços dedicados a carros compartilhados e vagas especiais para veículos de baixa emissão de carbono. A segurança será total, com sistema de monitoramento das vias e circuito inteligente de câmeras para acompanhar o funcionamento dos meios de transporte e a circulação de carros e pedestres, e a geração de energia sustentável”.
O bairro carrega o conceito de Smart City, que está relacionado à eficaz aplicação dos recursos tecnológicos em busca de uma cidade mais equilibrada social e ambientalmente. E também prevê um sistema de mobilidade eficiente, que produz menos poluição e consegue diminuir o tempo médio nas viagens, por meio do uso de semáforos inteligentes, aplicativos instalados em celulares e terminais de transporte público, e que permitem aos usuários gerir suas próprias viagens.
Leia a reportagem em https://imoveis.estadao.com.br/cidades-inteligentes/projeto-de-bairro-inteligente-aponta-para-o-futuro/