O Dia Nacional do Paisagista é comemorado em 4 de outubro, data que coincide com o Dia Mundial da Natureza. Em Maringá, a profissão é valorizada desde o planejamento e fundação da cidade e, hoje, com o Eurogarden, segue contribuindo para embelezar e promover o bem-estar das pessoas.
O nome do paisagista Sergio Santana, conhecido em todo país, se junta ao dos engenheiros agrônomos Luiz Teixeira Mendes e Anníbal Bianchini da Rocha e entra para a história de Maringá. Os dois primeiros foram funcionários da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que planejou e fundou a cidade. Santana criou o projeto paisagístico do Eurogarden.
Maringá nasceu sob o conceito das cidades-jardim europeias, com avenidas e ruas largas, redondos e muitas praças. Coube inicialmente a Luiz Teixeira Mendes e, depois a Anníbal Bianchini, a tarefa de criar e manter um viveiro de mudas e transportá-las para a cidade.
Tradicionalmente, os projetos de paisagismo são elaborados por arquitetos, engenheiros e agrônomos (como Mendes e Bianchini). Biólogos e designers também atuam na área. O arquiteto paisagista Sergio Santana é formado no curso de paisagem da Louisiana State University, nos Estados Unidos
O profissional fez estágio com Burle Marx, o paisagista mais conhecido do Brasil. Do mestre, ainda guarda uma dedicatória: “Para Sergio Santana, toda a amizade e admiração pelo que você está realizando no terreno das artes”.
Sim. O paisagista trata a natureza como arte. E foi assim que Sergio Santana, autor de mais de dois mil projetos em sua carreira, criou no Eurogarden um cenário belo, sustentável, que contribui para a caminhabilidade e promove o bem-estar das pessoas. Cenário que mexe com seus sentimentos.
“É uma experiência emotiva chegar neste jardim e ver esta criação. A emoção vem da sensação de que criamos espaços convidativos para as pessoas, pela riqueza da diversidade da flora, pelas diferenças de cores e alturas”, relata Santana. Neste 4 de outubro, o Eurogarden agradece aos paisagistas que transformaram Maringá em cidade-jardim, reconhecida pela ONU como “Cidade Árvore do Mundo”.
No Comments