Até que ponto o meio em que vivemos contribui para nosso bem-estar emocional? Certamente, influencia muito. Por isso, as pessoas procuram frequentar lugares ao ar livre, com natureza exuberante e respeito ao meio ambiente. Em Maringá, um exemplo é o Eurogarden, que recebe milhares de pessoas nos finais de semana em busca de muito verde, flores, do canto dos pássaros e do sossego.
Refletir sobre o bem-estar emocional é o objetivo do Janeiro Branco, campanha que chama a atenção para a saúde mental das pessoas. A escolha do mês é significativa. A palavra janeiro deriva de Janus, deus da mitologia romana que tinha duas faces e olhava para a frente, simbolizando o futuro; e para trás, marcando a necessidade da reflexão sobre o passado.
Janeiro também marca o início de um novo ano, ou seja, é como se esta nova era começasse com uma folha em branco, onde é possível escrever um novo capítulo de nossas vidas. Daí, a necessidade de reflexão, de analisarmos se nosso estilo de vida está alinhado com nossas conquistas e expectativas.
A saúde mental abrange o ser humano por completo e como ele se relaciona com os desafios do dia a dia, suas emoções, desejos, conquistas e objetivos de vida. Seja na família, no trabalho, nos estudos, no trânsito ou no lazer com os amigos.
Para a ONU, saúde mental vai além da ausência de doenças: é um bem-estar geral em que as pessoas percebem suas habilidades, sabem lidar com os sentimentos cotidianos, trabalham de forma produtiva e contribuem com suas comunidades.
Há muitas maneiras de cuidarmos do nosso bem-estar. Precisamos estar atentos à nossa saúde mental. E, claro, adotar hábitos positivos, como praticar atividades físicas, manter alimentação saudável e buscar um sono de qualidade, além de cultivar amigos e viver bem com a família.
Fique de olho e cuide da sua saúde, física e mental.