Urbanização

Maringá, agora é “Marca Estrela” na região Sul

Maringá aparece nos melhores rankings de qualidade de vida do país. É também cantada em prosa e verso pela arborização e pelos cuidados com o urbanismo. A última conquista do município é o título de ′Marca Estrela′ na região Sul.

O reconhecimento é reflexo do bom desempenho da cidade no Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, um estudo inédito da Bloom Consulting. O ranking elaborado pela consultoria analisou o desempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil nos eixos viver, investir e visitar.

Maringá conquistou a 4ª posição no ranking da região Sul. No Paraná, está atrás apenas de Curitiba. Entre os 100 municípios brasileiros, a cidade conquistou a 23ª posição.

O levantamento destaca o desempenho de cidades brasileiras em ações de place branding, conceito que considera os lugares como marcas. O ranking avaliou dados quantitativos, estatísticos e digitais para destacar os municípios com as melhores práticas de estratégias de promoção e visibilidade.

A ideia do place branding é reforçar as vantagens, características e atrações de um local, por exemplo. As ações vão muito além de intensificar o turismo e impulsionam a economia, aproximam a comunidade e geram identidade aos lugares.   

De acordo com o levantamento, Maringá é um “grande destaque no que se refere ao potencial de atração e retenção de talento”. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo do potencial inovador, tecnológico e empreendedor da cidade. “Temos um ambiente específico que atrai talentos e ideias inovadoras com grande potencial para o desenvolvimento do município. Esse reconhecimento da nossa cidade como uma marca de destaque significa geração de novas oportunidades de negócio e crescimento econômico.”

O place branding também é responsável pela definição de uma identidade para a cidade, o que proporciona o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar em que vivem.

(A base do texto é do Murillo Saldanha, da Prefeitura de Maringá)

No Comments

Leave a Reply