Arquitetura, Urbanização

Caso do Eurogarden será apresentado em palestra sobre LEED e WELL da AEAM

O Eurogarden Maringá será um dos cases de sucesso apresentados durante duas palestras sobre LEED e WELL promovidas pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). O evento, gratuito, acontece nesta quinta-feira, às 19h na sede da entidade. As inscrições estão encerradas. Os palestrantes são técnicos da Petinelli, empresa de consultoria e engenharia em sustentabilidade que está assessorando o bairro de Maringá nas certificações LEED e WELL.

O Eurogarden Maringá já possui pré-certificação WELL. O Centro de Experimentação, que está sendo finalizado no bairro, também está a caminho de obter as certificações. A LEED comprova que o empreendimento atende requisitos de eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte. A WELL é a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar das pessoas.

Os palestrantes, inclusive, estarão em Maringá especialmente para dar continuidade ao processo de consultoria no Eurogarden. “Eles se colocaram à disposição para dedicar um tempo para ministrar as palestras para profissionais e estudantes, principalmente de Engenharia e Arquitetura”, explica o CEO da Sisa Construções Civis, Claudio Mukai. A empresa coordena e supervisiona as obras do Eurogarden Maringá.

Os palestrantes são o gerente de projetos Daniel Manica, 1º profissional do Brasil a receber a certificação internacional LEED for Cities and Communities Advisor. O título atesta o domínio do conhecimento técnico e do processo de certificação LEED para cidades e comunidades, com foco em planejamento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade. Daniel é engenheiro eletricista e possui Mestrado em Automação e Sistemas.

A outra palestrante é Aline Schroth, engenheira civil formada pela UTFPR e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-PR. É especialista em construções sustentáveis, acreditada LEED AP, com experiência em seleção de materiais de baixo impacto ambiental, planejamento e gestão de canteiros de obras, redução de resíduos e eficiência no uso da água. Já atuou em mais de 50 projetos LEED.

Manica ressalta que a palestra levará ao público os conceitos básicos das certificações, como elas são estruturadas, para que servem e quais os temas que abordam. “Vamos apresentar alguns cases também de como trabalhamos os critérios para edificações de alta performance em alguns dos nossos projetos”, comenta.

No Comments

Leave a Reply