Imprensa, Técnologia

Maringá é a 20ª cidade mais empreendedora do Brasil e a 1ª do interior do Paraná

Maringá se destaca mais uma vez em um Ranking nacional. Desta vez, na área do empreendedorismo. O relatório é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A notícia é boa para investidores e empresários que têm na cidade um excelente ambiente empreendedor e de negócios.

Entre as cidades com melhores condições para empreender em 2023, Maringá subiu dez posições e está em 20º lugar no Brasil. É a 1ª do interior do Paraná. E se destaca na maioria dos sete fatores analisados: Ambiente Regulatório: 19º lugar, Infraestrutura (24º lugar), Mercado (55º), Acesso a capital (21º), Inovação (20º), Capital Humano (42º) e Cultura Empreendedora (30º).

O estudo analisa as 101 cidades mais populosas do Brasil. Tirando as capitais, Maringá fica em nono lugar e, no sul do país, é a 5ª colocada. Os indicadores principais foram construídos tendo como referência cinquenta critérios objetivos das condições que afetam a atividade empreendedora nos municípios.

Maringá é uma excelente cidade para investir e se destaca pela presença de grandes empresas nas áreas do associativismo e cooperativismo (Cocamar, Sicoob e Sicredi, por exemplo); Tecnologia da Informação, Educação, Saúde, Metalmecância e Agronegócio, entre outros.

No setor imobiliário e construção civil, a cidade lançará este ano um bairro planejado, o Eurogarden, com potencial para 3 milhões de metros quadrados de construção e que será um dos bairros mais sustentáveis do mundo, com as certificações LEED Platinum (já é pré-certificado) e WELL (em processo de certificação).

Planejada, Maringá também é a melhor cidade do país para viver, segundo o Ranking Macroplan. E detém índices de destaque, como a liderança na geração de empregos no interior do Paraná; PIB superior a R$20 bilhões e tem alto índice de crescimento populacional, que foi 27% superior à média nacional. Segundo prévia do Censo Demográfico de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a cidade ganhou  97.029 novos moradores em 12 anos e a população local chegou à marca de 454.146 habitantes.

Outras cinco cidades paranaenses aparecem no ranking: Curitiba, em 7º lugar, Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º).  

No Comments

Leave a Reply