Monthly Archives:

junho 2023

Técnologia

Maringá está entre as melhores do Brasil no incentivo às startups

Maringá, eleita três vezes a melhor cidade do país para viver, acaba de se destacar em um ranking que aponta as cidades do mundo que mais apoiam o surgimento de startups.  O Relatório “Startup Ecosystem Index Report 2023”, do instituto israelense StartupBlink, aponta que a cidade está na 735ª colocação em nível mundial e 18ª no Brasil. O StartupBlink analisa o número e a qualidade das startups locais, bem como o ambiente de negócios.

Maringá se destaca pois possui um ecossistema de inovação que favorece o surgimento de modelos de negócios inovadores, formado por aceleradoras, incubadoras, grupos de investidores e universidades que formam mão de obra de qualidade e instituições de apoio e fomento, inclusive com políticas públicas específicas para o setor de tecnologia.

Segundo o Sebrae, Maringá e região possuem mais de 200 startups. Boa parte delas atua para buscar soluções para os segmentos que estão entre as principais vocações econômicas da cidade como saúde, agronegócio e construção civil.

Maringá tem diversas aceleradoras e espaços de inovação, como a EVOA (Sicoob), Engenium Park (Sinduscon e AEAM) e o Inovus (Associação Comercial). O Evoa contribuiu para o fortalecimento de mais de 60 startups em seis anos. A cidade possui ainda a Maringá Capital, formada por um grupo de investidores que fomenta o ecossistema de startups e investe em empreendedores que estejam transformando seus mercados.

Em 2022, a Prefeitura criou a Agência Maringaense de Inovação e Tecnologia (Amtech) com o objetivo de incentivar o setor de TI. Há vários anos, a cidade mantém um edital de inovação que seleciona e incentiva startups que oferecem soluções para problemas do município. Em maio de 2023, a prefeitura sancionou uma lei que cria o Programa Sandbox Maringá, um ambiente para testes de inovação científica, tecnológica e empreendedora.

Startups de destaque

O instituto StartupBlink destacou três empresas classificadas no Ecosysten. A Tindin, uma fintech focada em plataformas educacionais para crianças; a Dinvo, que oferece sistemas de caschback e cupons de desconto para o ecommerce; e a Datlo, que funciona como uma plataforma de geointeligência para empresas e profissionais de vendas e marketing.

No Paraná, além de Maringá, somente Curitiba e Londrina aparecem no ranking.