No primeiro semestre de 2023, Maringá exportou US$1,6 bilhão de dólares. O número é 11,2% superior ao resultado do mesmo período de 2022, um recorde desde o início da série histórica, que começou em 1997. A soja lidera a lista dos produtos mais vendidos, com 64% do total; seguida do milho. Carne e açúcar também se destacam nas exportações. Os principais destinos são China, Japão e Coréia do Sul.
Os números colocam Maringá como a 2ª cidade mais exportadora do Paraná e a 12ª do país. No Paraná, a maior exportadora é Paranaguá, sede de um dos principais portos de embarque de grãos e farelos do país. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Historicamente, o agronegócio é um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento de Maringá, que hoje tem setores importantes como Educação, Saúde, Tecnologia da Informação, Vestuário, Metalmecânica, Comércio Varejista e Construção Civil. Neste último setor, a cidade ganhou este ano o bairro mais sustentável do mundo*, o Eurogarden Maringá, que tem potencial para mais de 3 milhões de metros quadrados de construção.
Maringá se destaca em vários rankings nacionais. É a melhor cidade para viver no país (ranking Macroplan/Revista Exame); Cidade Árvore do Mundo (FAO-ONU); 3ª do Sul do Brasil em investimentos em infraestrutura (Anuário Multi Cidades Finanças dos Municípios do Brasil); 99,9% de água e esgoto tratados (Instituto Trata Brasil); 24a Cidade Inteligente e conectada do Brasil (Urban Systems) e 5o maior PIB do país em cidades do mesmo porte (Ipplam/IBGE, 2019), entre outros.
*O Eurogarden Maringá é o primeiro bairro do planeta a conquistar, simultaneamente, a pré-certificação WELL e a Certificação LEED Platinum – neste caso, com a maior pontuação na versão 4.1 Comunidades, o que o torna o mais sustentável do mundo. O órgão certificador é o Green Building Certification Institute (GBCI).
No Comments