Em agosto de 2023, o bairro mais sustentável do mundo ganhou os contornos definitivos do primeiro prédio, o Centro de Experimentação, com 4.047,34m2 de terreno e 1.489,26m2 de construção. O centro recepciona os potenciais clientes e visitantes para mostrar como será viver, com estilo e qualidade de vida no Eurogarden Maringá.
A inauguração foi em grande estilo, no dia 11 de agosto, e contou com a presença de autoridades políticas e empresariais. Entre elas, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia. O lugar abriga a diretoria e o departamento comercial da Argus Empreendimentos Imobiliários, da Sisa Construções Civis e da Casa do Jardim Negócios Imobiliários.
O Centro de Experimentação foi concebido pela A5 Arquitetura, com projeto de ambientação do escritório italiano Gate Archtects. A construção ficou a cargo do Grupo Andora, com acompanhamento da Sisa Construções Civis. O Banco do Brasil, que trabalha para engajar clientes a investir em ativos sustentáveis, apoiou a construção do CEE.
Certificações e sustentabilidade
Os investimentos em sustentabilidade e bem-estar do Centro de Experimentação garantiram ao bairro as certificações LEED Platinum e WELL Platinum. A avaliação foi feita pela Green Building Council Brasil (GBC Brasil).
O centro incentiva a prática de hábitos saudáveis. Os trabalhadores são estimulados, inclusive por meio de comunicação visual, a trocar o elevador pela escada, a não fumar, consumir alimentação saudável, lavar as mãos, preservar a natureza e os animais e realizar atividades físicas, entre outras práticas.
Visando o incentivo ao desenvolvimento da mobilidade sustentável, o Centro de Experimentação possui um bicicletário e vestiário para que os ciclistas possam se trocar.
Também foi instalado no CEE um Ponto de Abastecimento de Carro Elétrico. O centro disponibiliza carrinho e bicicletas elétricas e bicicletas manuais para que os visitantes possam conhecer o bairro e passar por uma experiência com mobilidade sustentável.
Integração do verde com o concreto
O Jardim do Centro de Experimentação do Eurogarden Maringá (CEE) cria um ambiente natural e aconchegante, com espécies de plantas ornamentais e escultóricas que embelezam o espaço. Um paisagismo repleto de cores, texturas e volume que integram o espaço externo com o interno, valorizando os panos envidraçados da construção e as curvas da natureza.
Entre as espécies de árvores, o jardim contempla Ácer, Tamareiras e Plátanos. E plantas e flores como Beijinhos, Orelha de Elefante, Capim do Texas e Hortênsia, entre outras.
O Centro de Experimentação segue os conceitos do Eurogarden Maringá, que propõe uma nova maneira de olharmos para o mundo, com uma visão sustentável e baseada no bem-estar. Assim, a área externa do prédio foi contemplada com Jardins de Chuva, que são canteiros rebaixados, com plantas sobre uma rede de drenagem subterrânea e reservatórios projetados para coletar as águas que caem do céu. A água é filtrada pela vegetação e corre mais limpa para os bueiros e córregos. O sistema previne enchentes e alagamentos.
Na edificação existe a coleta e aproveitamento de água de chuva. A água é bombeada para um reservatório e passa por um equipamento de potabilização que adequa o líquido para reuso no jardim e vasos sanitários.
Amostras da água das torneiras do CEE são enviadas para um laboratório externo para análise com o objetivo de garantir a qualidade.
Surpreendente e inspirador
O jardim em frente ao prédio possui um espelho d’água com o nome do bairro e uma fonte luminosa
O centro cumpre seu papel ao surpreender, inspirar e encantar em cada detalhe. Seu interior ganhou a técnica da biofilia, ou seja, tem elementos da natureza nos ambientes, como oliveiras centenárias argentinas.
Destaque para as paredes com “Musgo Moss” preservado, planta que não exige manutenção periódica e não precisa ser irrigada, drenada ou podada. O Musgo Moss é originário de países do Círculo Polar Ártico. É colhido na floresta, passa por um processo de preservação para manter suas características originais e depois é tingido.
O espaço conta com um jardim vertical. Foram instalados cabos de aço inoxidável com trepadeiras para simbolizar a parte da vegetação do Eurogarden Maringá. A trepadeira se entrelaça e cria um microclima. Ponto para o conforto térmico.
As plantas proporcionam um toque natural e esteticamente agradável à decoração do Centro de Experimentação e ajudam a purificar o ar ao absorver poluentes e liberar oxigênio, melhorando a qualidade do ambiente interno. Também regulam a umidade e os níveis de estresse e melhoram as funções cognitivas, o humor e o bem-estar das pessoas.
Sustentável e benéfica para a saúde, a decoração com biofilia do Centro de Experimentação lembra o estilo de vida do Eurogarden Maringá, que propõe um tempo de qualidade para as pessoas que vão morar, trabalhar, se divertir, consumir, estudar, praticar esportes ou lazer no bairro.
Conectividade interativa
O centro possui um sistema de interatividade e conectividade que apresenta, de forma criativa e imersiva, as características do Eurogarden. Em uma sala curva, com instalações audiovisuais modernas e tela em 180 graus, as pessoas têm suas referências espaciais modificadas.
Com apoio de projetores e luz interativa, o visitante assiste a um vídeo imersivo com cerca de seis minutos e tem a sensação de estar dentro da tela. Com experiência sensorial inigualável, o público alcança melhor compreensão do que será o bairro no futuro.
Saindo da sala imersiva,o visitante é convidado a conhecer a maquete dinâmica do Eurogarden Maringá, com 20 m2. Chamam a atenção as luzes que são acesas conforme os consultores apresentam detalhes do bairro, assim como a miniatura de um ônibus, que percorre as ruas da maquete. Foi desenhada de acordo com o primeiro masterplan, mas o bairro está em constante movimento nos quesitos vanguarda e inovação e seus traçados sofrem alterações constantes. No mesmo ambiente, um monitor de TV mostra detalhes técnicos do Eurogarden Maringá.
Espaço Gourmet
O Espaço Gourmet foi preparado com carinho para recepcionar pequenos grupos de pessoas e eventos privados. Possui adega climatizada e há uma atenção especial à qualidade da temperatura do ar.
No lado externo, conta com churrasqueira e um pergolado com parreira de uva. No mesmo espaço, convivem um pé de limão siciliano com uma horta orgânica vertical.
Também há uma torre de hidroponia com hortaliças como alface e almeirão. Outra horta recebeu flores comestíveis como alho social, capuchinha, calêndula e legumes como tomatinhos, pepinos e morangos.
Jabuticabeiras dão um toque especial ao espaço. Foram escolhidas pela beleza, por proporcionar frutas doces e saborosas e por ser originárias do Brasil, nativas da Mata Atlântica. Funcionários e visitantes degustam a frutas nos meses de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro. A presença das árvores melhora o clima do local.
O centro também disponibiliza uma máquina para aquisição de snacks saudáveis.
Saúde em primeiro lugar
Trabalhadores passam boa parte do tempo na empresa. Por isso, o Centro de Experimentação investe no bem-estar físico e emocional dos funcionários e visitantes. A maioria das mesas possui manivela para ajuste de altura, de forma a permitir a regulagem e alternância entre as posições em pé e sentado.
As cadeiras das estações de trabalho (salas de escritório, coworking e recepção), têm ajuste de altura, profundidade do assento e um ajuste adicional (descanso de braço, ângulo do assento ou ângulo do encosto). Foram disponibilizadas luminárias de mesa para todos os postos de trabalho para conforto de luminosidade individual.
O prédio possui uma sala de amamentação que possibilita um ambiente calmo e confortável para lactação.
O segundo pavimento do Centro de Experimentação abriga uma varanda com vista deslumbrante dos jardins do bairro. Espaço ideal para o relaxamento dos funcionários, que podem dar uma pausa no seu dia para contemplar a natureza e investir na saúde física e emocional.
Funcionários que trabalham no ambiente externo recebem protetor solar, roupas com proteção UV e chapéus.
Conforto térmico e acústica
O prédio conta com sistema de renovação do ar, que é monitorado para controle do CO2 no ambiente, já que brises e cortinas diminuem a temperatura interna dentro do prédio, bloqueiam a passagem da incidência solar, contribuem para o conforto térmico do prédio e diminuem a necessidade do uso de ar condicionado.
Outra técnica utilizada no Centro de Experimentação para diminuir a necessidade de energia e contribuir para a climatização é a ventilação natural cruzada. Ela é possível graças à posição estratégica de portas e janelas, permitindo a movimentação e renovação do ar sem a influência de sistemas mecânicos. Com a técnica, o ar quente deixa o ambiente e o ar fresco permanece no ambiente.
A acústica é diferenciada. Serão realizadas análises para mensurar os confortos térmico, acústico e ergométrico dos funcionários.
Coleta seletiva
Como incentivo à preservação do meio ambiente, foi implantada a coleta seletiva e a compostagem de resíduos orgânicos, utilizada posteriormente nos jardins e hortas do Eurogarden Maringá.
O centro possui lixeiras subterrâneas que facilitam a retirada dos resíduos e diminuem o mau cheiro e a poluição visual. Nos containers subterrâneos existem sensores para medir o volume de lixo. Somente quando os containers estão cheios é que os caminhões coletores da Prefeitura se deslocam ao Eurogarden Maringá.
Energia solar
O Centro de Experimentação utiliza a energia dos painéis solares instalados no Eurogarden Maringá. A Usina de Energia Solar é uma fonte 100% sustentável e ambientalmente limpa por não emitir poluentes. O sistema tem produção anual de aproximadamente 421.667 kWh, suficiente para atender 220 casas/mês no Brasil.
No Comments