O Eurogarden Maringá é um dos três finalistas do X Prêmio Abilux Projetos de Iluminação, Edição 2023. O bairro participa da Categoria Grandes Escalas/Locais abertos Públicos ou Privados.
O Prêmio ABILUX é realizado a cada dois anos. Este ano contou com 128 projetos inscritos, de 22 cidades e 11 estados. O objetivo principal é destacar os melhores, mais inovadores e eficientes projetos de iluminação.
De acordo com o projetista da iluminação do Eurogarden Maringá, Rafael Leão, o projeto do bairro atende aos requisitos LEED e WELL, além da ABNT-NBR 5101/2020. Ele destaca que o ofuscamento e poluição luminosa foram drasticamente reduzidos e o conforto visual de pedestres e ciclistas foi ampliado.
O Eurogarden conta com um Plano Diretor de Iluminação (PDI) que estabeleceu limites de iluminância distintos dependendo da relação que cada via/local têm com o entorno. Vias arteriais primárias possuem iluminância média mais alta, enquanto vias locais ou arteriais secundárias possuem índices mais baixos.
O PDI também definiu gradientes de luminosidade para uma transição harmoniosa entre as vias de maior iluminância. Este cuidado garante a adaptação visual sem alterações bruscas de luminosidade. O bairro adotou temperatura de cor 3.000K com baixa potência espectral na faixa dos azuis, em todos os espaços. A adoção respeita critérios de poluição luminosa internacionais e a certificação WELL, garantindo a qualidade do sono com menor impacto na supressão de melatonina e menor impacto na fauna e na flora.
Sobre o Prêmio
A cerimônia de entrega do Prêmio Abilux será no dia 19 de outubro, às 19h, no Espaço de Eventos da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). O Prêmio é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e pelo Sindicato da Indústria de
Lâmpadas e Aparelhos Elétricos de Iluminação no Estado de São Paulo (Sindilux). São várias categorias:
· Interiores: (compreende as especificações Residencial; Comercial / Hospitalidade: Lojas, Shoppings, Restaurantes, Bares, Lazer, Hotéis, Spas;
· Institucional: Educação, Patrimônio, Cultural, Igrejas;
· Saúde: Hospitais, Clínicas, Consultórios;
· Corporativo: Escritórios, Bancos, Indústrias – bem como Exteriores, que abrange Construções: Fachadas, Monumentos, Arenas Esportivas; e Grandes escalas / Locais abertos públicos ou privados: Masterplan, Vias Públicas, Pontes, Parques, Praças, Paisagismo.
· Prêmio Especial: serão julgados projetos realizados para aplicação de luz e/ou radiação em horticultura, saúde (minimização de vírus e bactérias), criação de animais e combate a insetos vetores de doenças.
No Comments