Monthly Archives:

dezembro 2023

Arquitetura, Estilo de vida, Imprensa, Sustentabilidade, Técnologia, Urbanização

A.Yoshii adquire lotes e começará a construir no Eurogarden Maringá em 2025

Diretores do Eurogarden Maringá e do Grupo A.Yoshii assinaram no dia 15 de dezembro de 2023 contrato de compra e venda de dois terrenos no bairro mais sustentável do mundo. A finalidade é a construção de prédios residenciais, com início das obras previsto para 2025. A construtora tem o perfil desejado do cliente Eurogarden, pois desenvolve empreendimentos únicos com arquitetura diferenciada e design arrojado.

A A. Yoshii adquiriu lotes com 4.933,92 metros quadrados e 5.275,82 metros quadrados. “É uma satisfação muito grande nos unirmos ao Eurogarden Maringá, um projeto de nível mundial que possui um conceito maravilhoso. Mantendo nosso posicionamento de mercado, vamos lançar aqui edifícios de alto padrão”, comentou o CEO da empresa, Leonardo Yoshii.

O CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli, destacou que a A. Yoshii investe constantemente em inovação e tecnologia e implementa em seus projetos ideias sustentáveis, eficientes e economicamente viáveis, sem perder o padrão de qualidade.

“O bairro conquistou os selos internacionais da Certificação LEED Platinum e a pré-certificação WELL. Assim, fazemos questão que as construtoras que se unam a nós no Eurogarden também sigam as premissas do foco na qualidade de vida e bem-estar das pessoas e da proteção ao meio ambiente”, explica Jefferson Nogaroli.

Durante a solenidade de assinatura do contrato, Nogaroli também anunciou que em breve será celebrada parceria para a construção de uma escola internacional no Eurogarden. Segundo ele, a expectativa é de que a escola opere em 2026. Também foram anunciadas a construção de um Open Mall, uma torre residencial e o espaço Euro Kids, voltado às crianças.

O Eurogarden está localizado em área nobre e central da cidade, onde também está nascendo o Novo Centro Cívico de Maringá. Equipamentos públicos como o Hospital da Criança, Fórum Eleitoral e Justiça do Trabalho já foram construídos no bairro. Em dezembro, o Governo Federal anunciou a licitação para construir a Casa da Mulher Brasileira no Eurogarden.

Economia

O início das obras das torres comerciais e residenciais do Eurogarden Maringá tem gerado bastante expectativa e deverá movimentar a economia local de forma diferenciada. “Esse complexo grandioso atrairá investimentos e público consumidor de outras regiões do país. E isso beneficiará a cidade, pois a cadeia da construção civil é extensa e gera muitos empregos diretos e indiretos”, frisou Leonardo Yoshii .
Para Nogaroli, o impacto que o Eurogarden e o novo centro cívico gerarão em Maringá será maior do que foi o Novo Centro, após o rebaixamento da linha do trem. “A perspectiva é de um viés de crescimento econômico maior na ordem de 1,5 a 2% nos próximos anos. Com a vantagem de que o bairro é um legado para a cidade e um modelo do novo urbanismo voltado para as pessoas e não para os automóveis.

Certificações

As certificações do Eurogarden são determinantes para colocar o empreendimento na liderança dos bairros mais sustentáveis do planeta. No caso da certificação LEED, a conquista foi com a maior pontuação do mundo na categoria Comunidades, 4.1.
No caso da pré-certificação WELL, é a primeira concedida no mundo exclusivamente para obras que impactam a qualidade de vida de seus moradores e ocupantes, incluindo as pessoas como métrica central da certificação, monitorando os impactos dos empreendimentos na saúde, bem-estar, aumento da produtividade e conforto dos usuários.

Sobre o Eurogarden Maringá

O Eurogarden Maringá possui área de 1,4 milhão de metros quadrados, sendo 583 mil m² de áreas privativas e 796 mil m² de áreas públicas. Segue o conceito das cidades-jardim europeias, com ênfase no planejamento urbanístico, com alamedas e vias arborizadas e floridas. Também adota o conceito “one stop life”, ou seja, em um único lugar as pessoas podem viver, trabalhar, estudar, fazer compras, se divertir e praticar esportes e lazer.
A área privada já conta com o Eurogarden Café, Arena Eurogarden (com quadras tênis, beach tennis e padel, e Bistrô Bar) e o Centro de Experimentação. O bairro terá ainda hospitais, farmácias, centro gastronômico, hotel e mercados, entre outros estabelecimentos.
O potencial de construção do Eurogarden é de mais de 3 milhões de metros quadrados. Quando estiver em pleno funcionamento, deverá contar com população de mais de 60 mil pessoas, entre moradores, trabalhadores e visitantes.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 57 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de metros quadrados do sul ao nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos voltados para o primeiro imóvel, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná e do interior de São Paulo; e pelo Instituto A.Yoshii, braço de responsabilidade social, com foco em educação, cultura e meio ambiente. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como em usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.

Bem-estar, Estilo de vida, Natureza, Sustentabilidade, Urbanização

Bairro muda o conceito de urbanismo no Brasil

O conceito arquitetônico “cidade-jardim” surgiu na Inglaterra, no século XIX. No Brasil, Maringá é o modelo mais conhecido. Hoje, o conceito privilegia a caminhabilidade, valoriza a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. O Eurogarden Maringá foi moldado para ser um moderno, completo e acolhedor ícone das cidades-jardim.

Dos sonhos, da inspiração e de mentes brilhantes brota um bairro-jardim que transcende os conceitos de “Qualidade” e “Bem-Estar” no Brasil. Que estimula o uso dos espaços públicos e dinâmicos e proporciona experiências multissensoriais prazerosas aos passeios, com interação do indivíduo e dos edifícios com a natureza.

O Eurogarden Maringá une as famílias, pais e filhos, seja a caminho da escola ou em passeios pelas vias sombreadas. Assim, com tempo de qualidade, é possível privilegiar a convivência entre familiares e amigos, compartilhar experiências e passar momentos agradáveis ao lado de quem importa.

O bairro é feito de pessoas para pessoas. Com opções de moradia para todos, pois a previsão é a construção de apartamentos, studios, lofts, student house, sênior living e triple A. A configuração do Eurogarden Maringá sugere construções com design expressivo e sofisticado, com metragens e configuração diferenciadas.

O bairro terá tudo o que as pessoas precisam. Serão experiências únicas em atividades comerciais, culturais, esportivas, de entretenimento, vida noturna e ligadas à natureza. Um lugar que une saúde e bem-estar físico e mental. Lugar único para quem tem estilo de vida

Bem-estar, Sustentabilidade, Técnologia

Sustentabilidade que garante o bem-estar das pessoas

No Eurogarden Maringá são realizadas medições constantes da qualidade da água e o ar é monitorado para propiciar um ambiente que gere bem-estar para as pessoas.

A energia elétrica privada do empreendimento é gerada por Usina de Energia Solar própria com produção anual de 421.667 kWh, suficiente para atender 220 casas/mês.

A fiação das redes elétrica e óptica é subterrânea, o que evita poluição visual ou quedas de energia causadas pelos fios elétricos expostos nas torres convencionais.

O Eurogarden Maringá utiliza a iluminação por meio de lâmpadas Led 3.000k. A tecnologia proporciona conforto térmico e favorece o descanso e o relaxamento. Conta também com sistema de irrigação com controle central e gotejamento.

O bairro recebeu cerca de 15 mil árvores adultas (plátanos, álamos italianos e palmeiras, entre outras), plantas e flores nas calçadas, praças, jardins e viveiro de mudas. Elas contribuem para o conforto térmico, renovação do oxigênio e atraem pássaros e animais silvestres. E amenizam a emissão de gases de efeito estufa com a compensação de carbono.

O paisagismo também privilegiou o plantio de árvores frutíferas como amora, jabuticaba e fruta do sabiá. As flores, árvores e o ar, livre de poluição, atraem borboletas e abelhas que contribuem para a polinização e o fluxo natural da vida.

O Eurogarden Maringá investe no controle da quantidade, separação e reciclagem de resíduos gerados; utiliza a tecnologia Bim, que previne possíveis erros na elaboração de projetos e adota medidas preventivas, evitando gastos desnecessários com resserviços e recompra de materiais; treina colaboradores para adoção de práticas sustentáveis, como uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia e uso de materiais de baixo impacto ambiental.

Com tantos investimentos em sustentabilidade, o Eurogarden Maringá se transformou no primeiro bairro do planeta a conquistar, simultaneamente, a pré-certificação WELL e a Certificação LEED Platinum – com a maior pontuação na versão 4.1 Comunidades. Desta forma, é considerado o bairro mais sustentável do mundo. O órgão certificador, que atua em mais de 160 países, é o Green Building Certification Institute (GBCI).

Na Certificação LEED, o Eurogarden Maringá obteve 95 pontos de 110 possíveis e ultrapassou o hoje segundo colocado, Shangai Disney, na China. Empreendimentos dos Estados Unidos, Índia, Japão e Itália, entre outros países, fazem parte da lista.