No Eurogarden Maringá são realizadas medições constantes da qualidade da água e o ar é monitorado para propiciar um ambiente que gere bem-estar para as pessoas.
A energia elétrica privada do empreendimento é gerada por Usina de Energia Solar própria com produção anual de 421.667 kWh, suficiente para atender 220 casas/mês.
A fiação das redes elétrica e óptica é subterrânea, o que evita poluição visual ou quedas de energia causadas pelos fios elétricos expostos nas torres convencionais.
O Eurogarden Maringá utiliza a iluminação por meio de lâmpadas Led 3.000k. A tecnologia proporciona conforto térmico e favorece o descanso e o relaxamento. Conta também com sistema de irrigação com controle central e gotejamento.
O bairro recebeu cerca de 15 mil árvores adultas (plátanos, álamos italianos e palmeiras, entre outras), plantas e flores nas calçadas, praças, jardins e viveiro de mudas. Elas contribuem para o conforto térmico, renovação do oxigênio e atraem pássaros e animais silvestres. E amenizam a emissão de gases de efeito estufa com a compensação de carbono.
O paisagismo também privilegiou o plantio de árvores frutíferas como amora, jabuticaba e fruta do sabiá. As flores, árvores e o ar, livre de poluição, atraem borboletas e abelhas que contribuem para a polinização e o fluxo natural da vida.
O Eurogarden Maringá investe no controle da quantidade, separação e reciclagem de resíduos gerados; utiliza a tecnologia Bim, que previne possíveis erros na elaboração de projetos e adota medidas preventivas, evitando gastos desnecessários com resserviços e recompra de materiais; treina colaboradores para adoção de práticas sustentáveis, como uso racional e redução da extração dos recursos naturais, redução do consumo de água e energia e uso de materiais de baixo impacto ambiental.
Com tantos investimentos em sustentabilidade, o Eurogarden Maringá se transformou no primeiro bairro do planeta a conquistar, simultaneamente, a pré-certificação WELL e a Certificação LEED Platinum – com a maior pontuação na versão 4.1 Comunidades. Desta forma, é considerado o bairro mais sustentável do mundo. O órgão certificador, que atua em mais de 160 países, é o Green Building Certification Institute (GBCI).
Na Certificação LEED, o Eurogarden Maringá obteve 95 pontos de 110 possíveis e ultrapassou o hoje segundo colocado, Shangai Disney, na China. Empreendimentos dos Estados Unidos, Índia, Japão e Itália, entre outros países, fazem parte da lista.
No Comments