Cultura e eventos

Eurogarden Maringá, bairro surpreende até no perfume exclusivo

O Eurogarden Maringá, com seu paisagismo exuberante e tecnologias de vanguarda, já tem muitos motivos para ser inesquecível. Sempre buscando diferenciais, o empreendimento surpreende e apresenta um perfume exclusivo que agrega valor aos atributos do bairro. Afinal, o marketing olfativo prega que ambientes com aromas personalizados são diferenciados, transformam a experiência do cliente e possuem maiores possibilidades de serem lembrados.

Batizado com o nome do bairro – Eurogarden Maringá, o aroma foi criado por Eni De Simone Nogaroli, perfumista criadora da Ninna Fragranza Aromatização para Ambientes e esposa do CEO do empreendimento, Jefferson Nogaroli. Ela conta que, ao visitar as obras iniciais do bairro, ficou admirada com o plantio das primeiras árvores e flores, já imaginando como as alamedas e avenidas ficariam coloridas e belas.

Foi sonhando com esse futuro, que hoje é uma realidade, que Eni teve a ideia de criar um perfume que revelasse, por meio de suas fragrâncias, o estilo Eurogarden Maringá de viver. Foram meses de estudos e experiências até que ela chegou em um perfume original, elegante e surpreendente, que virou a marca registrada do bairro.

Eni De Simone Nogaroli

“A inspiração foi a natureza envolvente do Eurogarden Maringá, com seus plátanos, álamos e palmeiras; e as flores, como os girassóis, lavandas e hortênsias, entre outras”, conta a perfumista. Ela buscou, por meio de estudos e experiências, uma combinação de ingredientes que mexesse com os sentidos das pessoas e as transportasse para um mundo diferente, leve, simples e ao mesmo tempo envolvente e sofisticado.

“A sofisticação, para mim, está na simplicidade e na natureza. Foi um processo prazeroso. E o resultado me deixou feliz. O perfume do Eurogarden Maringá carrega os conceitos que as pessoas buscam no bairro, como o bem-estar e a qualidade de vida. É um floral verde amadeirado que lembra a poesia feminina através da delicadeza e harmonia das flores e a memória afetiva das árvores. Tudo nos remete a uma vida confortável de acolhimento e segurança”, comenta.

O perfume “Eurogarden Maringá” está presente no primeiro prédio do bairro, o Centro de Experimentação, que será inaugurado em breve. Até mesmo o Eurogarden Café, lugar se transformou em ponto de encontro das famílias e das pessoas que precisam fazer uma pausa no dia a dia ou dedicar os finais de semana para o seu bem-estar, ganhou um perfume exclusivo criado por Eni Nogaroli. Abre de terça a domingo.

Imprensa, Técnologia

Maringá é a 20ª cidade mais empreendedora do Brasil e a 1ª do interior do Paraná

Maringá se destaca mais uma vez em um Ranking nacional. Desta vez, na área do empreendedorismo. O relatório é da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), órgão vinculado ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. A notícia é boa para investidores e empresários que têm na cidade um excelente ambiente empreendedor e de negócios.

Entre as cidades com melhores condições para empreender em 2023, Maringá subiu dez posições e está em 20º lugar no Brasil. É a 1ª do interior do Paraná. E se destaca na maioria dos sete fatores analisados: Ambiente Regulatório: 19º lugar, Infraestrutura (24º lugar), Mercado (55º), Acesso a capital (21º), Inovação (20º), Capital Humano (42º) e Cultura Empreendedora (30º).

O estudo analisa as 101 cidades mais populosas do Brasil. Tirando as capitais, Maringá fica em nono lugar e, no sul do país, é a 5ª colocada. Os indicadores principais foram construídos tendo como referência cinquenta critérios objetivos das condições que afetam a atividade empreendedora nos municípios.

Maringá é uma excelente cidade para investir e se destaca pela presença de grandes empresas nas áreas do associativismo e cooperativismo (Cocamar, Sicoob e Sicredi, por exemplo); Tecnologia da Informação, Educação, Saúde, Metalmecância e Agronegócio, entre outros.

No setor imobiliário e construção civil, a cidade lançará este ano um bairro planejado, o Eurogarden, com potencial para 3 milhões de metros quadrados de construção e que será um dos bairros mais sustentáveis do mundo, com as certificações LEED Platinum (já é pré-certificado) e WELL (em processo de certificação).

Planejada, Maringá também é a melhor cidade do país para viver, segundo o Ranking Macroplan. E detém índices de destaque, como a liderança na geração de empregos no interior do Paraná; PIB superior a R$20 bilhões e tem alto índice de crescimento populacional, que foi 27% superior à média nacional. Segundo prévia do Censo Demográfico de 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a cidade ganhou  97.029 novos moradores em 12 anos e a população local chegou à marca de 454.146 habitantes.

Outras cinco cidades paranaenses aparecem no ranking: Curitiba, em 7º lugar, Londrina (23º), São José dos Pinhais (26º), Cascavel (30º) e Ponta Grossa (50º).  

Cultura e eventos, Imprensa

Vencedores do 2º Concurso de Fotografia do Eurogarden recebem prêmios

Foi realizada neste domingo, 26 de março, a entrega da premiação do 2º Concurso de Fotografia do Eurogarden Maringá. Como curiosidade, as cinco fotos premiadas foram feitas por mulheres. Elas foram responsáveis também por 101 das 130 inscrições do concurso.

A primeira colocada foi Claudia Cristina Macceo Sato. O concurso premiou os três primeiros colocados com valores em dinheiro entregues em cartões Cooper Gift Plus e com o troféu Kenji Ueta. O 1º lugar recebeu R$ 1.500,00; o 2º, R$ 1.000,00 e o 3º, R$ 500,00. Quarto e quinto lugares receberam troféu e Menção Honrosa.

Vencedoras

1º Lugar: Claudia Cristina Macceo Sato (representada na cerimônia pelo marido, Bruno Fiorucci Tarosso)

2º Lugar: Luciana Carvalho Grade (representada por Nabia Lopes da Silva Navarro)

3º Lugar: Rayene Ratier

4º Lugar: Debora Magri

5º Lugar: Ana Paula Palone

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia de premiação o CEO da Argus Empreendimentos Imobiliários, Jefferson Nogaroli e seu filho, Matheus Nogaroli (Eurogarden Café); o prefeito Ulisses Maia; o vereador Mario Verri; a gerente de Marketing do grupo Nogaroli, Késsia Stemmer; os membros da Comissão Julgadora: Victor Simião (secretário de Cultura); Shiniti Ueta (filho do homenageado, Kenji Ueta), Samuel Melo (fotógrafo), Marcella Caffer (engenheira civil da Sisa Construções Civis) e Dirceu Herrero (jornalista). O pesquisador Miguel Fernando fez parte da comissão julgadora.

Participaram ainda da solenidade os japoneses Kazuya Izumi (Diretor representante da Bakatsudo Co.), Keiko Kato (Machizukuri Kanko Design Center Co. – Presidente/Produtor Regional) e Yoshio Shiraishi (Representante de Obras Hídricas), que estavam visitando Maringá e estiveram na solenidade a convite de Shiniti Ueta, Kayoko Ueta e Cristina Ueta. Também esteve presente a fotógrafa Elaine Melo.

Kenji Ueta

Homenageado com o nome do troféu, Kenji Ueta foi pioneiro de Maringá e um dos primeiros fotógrafos da região. Por cerca de 70 anos produziu milhares de fotos de momentos históricos da cidade, além de ter aberto empresas e gerado empregos.

1º Lugar: Claudia Cristina Macceo Sato
Bem-estar, Estilo de vida, Lifestyle

Eurogarden Maringá constrói Arena para práticas esportivas e de saúde

Depois de receber o Eurogarden Café, o mais novo bairro de Maringá agora vai ganhar o Eurogarden Arena, com cerca de 1.800m². A estrutura está sendo erguida pela Sisa Construções Civis e segue o conceito lifestyle do Eurogarden Maringá, com áreas de convivência entre familiares e amigos que priorizam o esporte e o lazer.

O Eurogarden Arena é direcionado a práticas esportivas, de saúde, inclusive reabilitação física, e de lazer; Bistrô para happy hour, churrasqueiras, day use, parque infantil, pet friendly, e outras atividades voltadas ao bem-estar e um novo estilo de vida que deve transformar as pessoas.

Parceiros estratégicos

Para oferecer experiências inesquecíveis, o Eurogarden Arena estará sempre alinhado com os melhores profissionais e marcas reconhecidas pela qualidade de seus produtos.

Assim, o Eurogarden buscou o que há de melhor em reabilitação esportiva e aulas de tênis, beach tennis e padel. Os primeiros parceiros são a Arena TenniStorm e a Clinisport, empresas referência em suas áreas de atuação. Os próprios empreendedores do Eurogarden estão construindo o Bistrô Bar.

TenniStorm

A Arena TenniStorm é um misto de academia e escola, com sete quadras de beach tennis, três quadras de tênis e uma quadra de padel. Um lugar onde será possível aprender a jogar, competir, treinar e evoluir.

Os alunos terão a oportunidade de participar de competições esportivas oficiais, já que a arena é filiada à federação de tênis e beach tennis. Professores de alto nível estarão preparados para guiar os alunos pelas diversas fases da prática esportiva e desenvolver competências e talentos.

Clinisport

A Clinisport Prime é um moderno centro integrado de desempenho humano, composto por avaliações, educação, reabilitação e preparação física, visando a necessidade e objetivo de cada cliente, ou seja, transformar vidas!

É referência para grandes esportistas como Falcão (craque do futsal), Danilo Avelar (jogador do Torino, da Itália), e Paulinho Guerreiro (quando jogava no Hapoel, de Israel), entre outros.

Bistrô Bar

A exemplo do Eurogarden Café, o Bistrô Bar funcionará em um container e os clientes serão atendidos em um deck coberto e cercado pelo paisagismo incomparável do bairro.

Os frequentadores do Eurogarden Arena, clientes em geral e familiares poderão descansar o corpo e a mente enquanto participam de um delicioso Happy Hour. Também será disponibilizada locação de três churrasqueiras para confraternização de grupos ou famílias.

Haverá espaços kids para a diversão da criançada e o local também é Pet Friendly para tranquilidade dos petlovers.

Localização

O Eurogarden Arena está sendo construído na avenida José Alves Nendo e, no futuro, haverá entrada por uma das alamedas de pedestres do bairro.

Bem-estar, Sustentabilidade

Certificações atestam preocupações sociais e ambientais das empresas

Muitas empresas buscam selos e certificações como forma de demonstrar sua cultura moderna, preocupada com o ser humano e meio ambiente. Cada conquista demonstra preocupações nas áreas especificas destas distinções.

Na área da sustentabilidade, existe a Certificação de Empresa B (B Corporation). A distinção mostra que a empresa investe na medição e gerenciamento dos impactos sociais e ambientais com a mesma intensidade com que mede os impactos financeiros.

A certificação WELL é outra desejada por muitas empresas. É a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar e saúde das pessoas. Para conquistá-la, as corporações devem atender 10 requisitos de desempenho: ar, água, nutrição, iluminação, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

A Certificação LEED (em português: Liderança em Energia e Design Ambiental) é voltada para empreendimentos sustentáveis com a otimização energética e uso de material reciclável. Exige que as empresas interessadas atendam requisitos de desempenho como eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte, entre outras formas de gestão integrada dos recursos naturais.

Em alguns casos, uma certificação depende de outra. Uma construção que utiliza madeiras só conquistará a certificação LEED se adquirir o produto de madeireiros que apresentam manejo sustentável – entre outras exigências. Empresas com o Selo FSC (Forest For All Forever, floresta para sempre) têm a garantia de que seu produto é obtido por meio de sistema ecologicamente correto.

O empreendimento Eurogarden Maringá já tem as pré-certificações LEED Platinum e WELL. O objetivo é que o bairro seja um dos primeiros do mundo a ter simultaneamente as duas certificações.

Nos setores de alimentos e cosméticos, a certificação Ecocert Brasil atesta os produtos e serviços vegetarianos, orgânicos e insumos saudáveis, produzidos longe de agrotóxicos.  Outras certificadoras são IBD, EcoSocial, Demeter, Abio e OIA.

Na área social, entre as distinções mais conhecidas está o Selo Empresa Amiga da Criança, criado pela Fundação Abrinq. As empresas beneficiadas são aquelas que têm responsabilidade social corporativa e apoiam os projetos da fundação voltados à prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil e que estimulam a responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.

Outro selo é o Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tem versões em nível nacional, estadual e municipal. O objetivo é estimular e reconhecer os melhores projetos que contribuem para o alcance dos ODS e para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Selos locais

Em Maringá, a Prefeitura criou o Selo Ipê, que reconhece as boas práticas ambientais e sociais de acordo com os ODS. O Instituto Acim também concede o Selo ODS em Maringá. Existem as modalidades Ouro, Prata e Bronze, concedidas de acordo com a quantidade de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável atendidos. Um exemplo de empresa sustentável na cidade é a Cooper Card, que detém o Selo Ipê e o Selo ODS Ouro.

Bem-estar, Estilo de vida

Em Maringá, qualidade de vida atrai novos moradores

A cidade possui os pilares que influenciam no bem-estar das pessoas e ganha um bairro que potencializa o conceito de qualidade de vida

Os empreendedores do Eurogarden Maringá escolheram a melhor cidade do país e estão construindo um bairro que será um dos melhores lugares do mundo para viver e que vai atrair investidores, famílias e pessoas em geral interessadas nos mais altos índices de qualidade de vida. O potencial do bairro é para mais de 60 mil pessoas.

Os números mostram o acerto dos empreendedores do Eurogarden Maringá. Em 12 anos, a cidade ganhou quase 100 mil moradores e a estimativa populacional é de 454.146 habitantes. É o segundo maior crescimento populacional em números absolutos entre os municípios paranaenses desde 2010, e 27% acima da média nacional. Fica atrás apenas da capital, Curitiba, que registrou 124.893 novos habitantes. Como comparação, em Londrina o aumento foi de 81 mil pessoas no período.

Para o prefeito Ulisses Maia, os dados mostram que Maringá possui diferenciais que a tornam uma cidade onde é possível realizar excelentes investimentos. Ela oferece oportunidades de negócio criadas com a expansão do desenvolvimento econômico, que tem sido forte nos últimos anos.

A economia de Maringá é a que mais cresce entre as três maiores cidades do Paraná. O Produto Interno Bruto (PIB) local foi superior a R$ 20 bilhões em 2020. Mesmo em um cenário de pandemia, o PIB da cidade aumentou de R$ 19,3 bilhões em 2019 para mais de R$ 20 bilhões em 2020. (Com informações de Murillo Saldanha/Prefeitura de Maringá)

Eurogarden Maringá

Ainda no primeiro semestre de 2023, o Eurogarden Maringá inaugura seu Centro de Experimentação, com escritórios e local para recepcionar potenciais clientes. Em seguida, deve ter início a construção de torres comerciais e residenciais e o início das vendas das unidades. O potencial do bairro é para mais de 3 milhões de metros quadrados de construção e espaço para mais de 60 mil pessoas.

O Eurogarden Maringá investe nas certificações WELL e LEED e tem como premissa o respeito ao meio ambiente e à valorização do bem-estar das pessoas em seus parâmetros físico, mental, psicológico e emocional. A vida em comunidade, com estímulo a bons hábitos, valorização da cultura, dos esportes, do lazer, do entretenimento e dos relacionamentos sociais entre familiares e amigos também fazem parte das prioridades do bairro.

Cultura e eventos, Natureza

Maringá e região têm boas opções Para quem quer fugir do carnaval

O Brasil é chamado de país do carnaval. Mas, nem todos curtem a folia que impera em bares, clubes e ruas. Nas cidades, a saída para fugir das marchinhas, sambas-enredo e frevo, entre outros ritmos, é frequentar espaços onde a natureza pode propiciar momentos agradáveis com a família e os amigos.

Em Maringá, há várias opções de parques: do Japão, do Ingá e Alfredo Nyffeler. E tem também o Eurogarden, com seus gramados convidativos, alamedas floridas, muitas árvores, música clássica e as delícias do Eurogarden Café.

Na região também existem várias boas opções para um final de semana de carnaval longe da muvuca. O Hotel Fazenda Água Azul é uma delas. Fica a 86 km de Maringá, entre as cidades de Quinta do Sol e Fênix. A estrutura da fazenda foi preservada para manter o ambiente rústico. Tem museu, piscinas adulto e infantil, mirante com vista panorâmica, passeios a cavalo e de charrete; caminhadas; pescaria em rios, lagos e córregos; além de cabo aéreo.

Em Campo Mourão tem a Pousada Fazendinha com piscinas, sauna seca, adega, restaurante, parque infantil e áreas verdes, gastronomia rural e trilhas ecológicas. Em Faxinal, no Vale do Ivaí tem o Hotel Fazenda Luar de Agosto. O local é cercado por montanhas e dispõe de um restaurante, toboágua e piscina.

Em Iretama, o destaque é o Jurema Águas Quentes, com spa de relaxamento, parque aquático de águas quentes, restaurante e anfiteatro. O Terra Parque Eco Resort fica em Pirapozinho. Também tem parque aquático. Em Loanda, fica a Estação de Lazer Decolores, com pousada e piscinas, além da possibilidade de pescaria, trilhas, passeios a cavalo e trenzinho.

Opções não faltam. Basta um “passeio” pela internet e você encontrará muitos destinos interessantes para fugir da folia do carnaval. Boa sorte.

Arquitetura, Urbanização

Caso do Eurogarden será apresentado em palestra sobre LEED e WELL da AEAM

O Eurogarden Maringá será um dos cases de sucesso apresentados durante duas palestras sobre LEED e WELL promovidas pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). O evento, gratuito, acontece nesta quinta-feira, às 19h na sede da entidade. As inscrições estão encerradas. Os palestrantes são técnicos da Petinelli, empresa de consultoria e engenharia em sustentabilidade que está assessorando o bairro de Maringá nas certificações LEED e WELL.

O Eurogarden Maringá já possui pré-certificação WELL. O Centro de Experimentação, que está sendo finalizado no bairro, também está a caminho de obter as certificações. A LEED comprova que o empreendimento atende requisitos de eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte. A WELL é a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar das pessoas.

Os palestrantes, inclusive, estarão em Maringá especialmente para dar continuidade ao processo de consultoria no Eurogarden. “Eles se colocaram à disposição para dedicar um tempo para ministrar as palestras para profissionais e estudantes, principalmente de Engenharia e Arquitetura”, explica o CEO da Sisa Construções Civis, Claudio Mukai. A empresa coordena e supervisiona as obras do Eurogarden Maringá.

Os palestrantes são o gerente de projetos Daniel Manica, 1º profissional do Brasil a receber a certificação internacional LEED for Cities and Communities Advisor. O título atesta o domínio do conhecimento técnico e do processo de certificação LEED para cidades e comunidades, com foco em planejamento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade. Daniel é engenheiro eletricista e possui Mestrado em Automação e Sistemas.

A outra palestrante é Aline Schroth, engenheira civil formada pela UTFPR e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-PR. É especialista em construções sustentáveis, acreditada LEED AP, com experiência em seleção de materiais de baixo impacto ambiental, planejamento e gestão de canteiros de obras, redução de resíduos e eficiência no uso da água. Já atuou em mais de 50 projetos LEED.

Manica ressalta que a palestra levará ao público os conceitos básicos das certificações, como elas são estruturadas, para que servem e quais os temas que abordam. “Vamos apresentar alguns cases também de como trabalhamos os critérios para edificações de alta performance em alguns dos nossos projetos”, comenta.

Cultura e eventos

Eurogarden Maringá lança o 2º Concurso de Fotografia do bairro

O Eurogarden Maringá lançou a segunda edição do Concurso de Fotografia do bairro voltado a profissionais e amadores em uma só categoria. O tema é “Natureza e vida, uma relação que se complementa”. As inscrições deverão ser feitas no link https://www-eurogardenmaringa-com-br-1.rds.land/2-concurso-de-fotografia-eurogarden-maringa, até o dia 12 de março. O regulamento está no mesmo endereço.

O concurso vai premiar os três primeiros colocados com valores em dinheiro que serão entregues em cartões Cooper Gift e/ou Gift Plus e com o troféu Kenji Ueta. O 1º lugar receberá R$ 1.500,00; o 2º, R$ 1.000,00 e o 3º, R$ 500,00. Quarto e quinto lugares receberão troféu e Menção Honrosa. As fotos deverão ser do interior do Eurogarden Maringá, preferencialmente tiradas a partir do mês de dezembro de 2022.

O CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli, diz que o concurso é uma forma de valorizar a arte e prestar homenagens. “É um tributo à memória do eterno Kenji Ueta, pioneiro e fotógrafo que, com seu olhar sensível, soube retratar a história da nossa cidade desde os anos 1950. E às pessoas que visitam e valorizam o bairro e tudo aquilo que ele representa para as famílias e para a cidade de Maringá”.

Cada participante deverá inscrever neste concurso apenas uma fotografia, inédita, de sua exclusiva autoria. Ele poderá publicar a foto em qualquer rede social pessoal e utilizar a hashtag #Eurogardenmaringa.

As fotos inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora que vai analisar critérios como enquadramento ao tema proposto, a qualidade, a originalidade, a estética da imagem e a criatividade das fotografias.

Urbanização

Maringá, agora é “Marca Estrela” na região Sul

Maringá aparece nos melhores rankings de qualidade de vida do país. É também cantada em prosa e verso pela arborização e pelos cuidados com o urbanismo. A última conquista do município é o título de ′Marca Estrela′ na região Sul.

O reconhecimento é reflexo do bom desempenho da cidade no Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, um estudo inédito da Bloom Consulting. O ranking elaborado pela consultoria analisou o desempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil nos eixos viver, investir e visitar.

Maringá conquistou a 4ª posição no ranking da região Sul. No Paraná, está atrás apenas de Curitiba. Entre os 100 municípios brasileiros, a cidade conquistou a 23ª posição.

O levantamento destaca o desempenho de cidades brasileiras em ações de place branding, conceito que considera os lugares como marcas. O ranking avaliou dados quantitativos, estatísticos e digitais para destacar os municípios com as melhores práticas de estratégias de promoção e visibilidade.

A ideia do place branding é reforçar as vantagens, características e atrações de um local, por exemplo. As ações vão muito além de intensificar o turismo e impulsionam a economia, aproximam a comunidade e geram identidade aos lugares.   

De acordo com o levantamento, Maringá é um “grande destaque no que se refere ao potencial de atração e retenção de talento”. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo do potencial inovador, tecnológico e empreendedor da cidade. “Temos um ambiente específico que atrai talentos e ideias inovadoras com grande potencial para o desenvolvimento do município. Esse reconhecimento da nossa cidade como uma marca de destaque significa geração de novas oportunidades de negócio e crescimento econômico.”

O place branding também é responsável pela definição de uma identidade para a cidade, o que proporciona o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar em que vivem.

(A base do texto é do Murillo Saldanha, da Prefeitura de Maringá)