Bem-estar, Sustentabilidade

Certificações atestam preocupações sociais e ambientais das empresas

Muitas empresas buscam selos e certificações como forma de demonstrar sua cultura moderna, preocupada com o ser humano e meio ambiente. Cada conquista demonstra preocupações nas áreas especificas destas distinções.

Na área da sustentabilidade, existe a Certificação de Empresa B (B Corporation). A distinção mostra que a empresa investe na medição e gerenciamento dos impactos sociais e ambientais com a mesma intensidade com que mede os impactos financeiros.

A certificação WELL é outra desejada por muitas empresas. É a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar e saúde das pessoas. Para conquistá-la, as corporações devem atender 10 requisitos de desempenho: ar, água, nutrição, iluminação, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade.

A Certificação LEED (em português: Liderança em Energia e Design Ambiental) é voltada para empreendimentos sustentáveis com a otimização energética e uso de material reciclável. Exige que as empresas interessadas atendam requisitos de desempenho como eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte, entre outras formas de gestão integrada dos recursos naturais.

Em alguns casos, uma certificação depende de outra. Uma construção que utiliza madeiras só conquistará a certificação LEED se adquirir o produto de madeireiros que apresentam manejo sustentável – entre outras exigências. Empresas com o Selo FSC (Forest For All Forever, floresta para sempre) têm a garantia de que seu produto é obtido por meio de sistema ecologicamente correto.

O empreendimento Eurogarden Maringá já tem as pré-certificações LEED Platinum e WELL. O objetivo é que o bairro seja um dos primeiros do mundo a ter simultaneamente as duas certificações.

Nos setores de alimentos e cosméticos, a certificação Ecocert Brasil atesta os produtos e serviços vegetarianos, orgânicos e insumos saudáveis, produzidos longe de agrotóxicos.  Outras certificadoras são IBD, EcoSocial, Demeter, Abio e OIA.

Na área social, entre as distinções mais conhecidas está o Selo Empresa Amiga da Criança, criado pela Fundação Abrinq. As empresas beneficiadas são aquelas que têm responsabilidade social corporativa e apoiam os projetos da fundação voltados à prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil e que estimulam a responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência.

Outro selo é o Prêmio ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), que tem versões em nível nacional, estadual e municipal. O objetivo é estimular e reconhecer os melhores projetos que contribuem para o alcance dos ODS e para o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Selos locais

Em Maringá, a Prefeitura criou o Selo Ipê, que reconhece as boas práticas ambientais e sociais de acordo com os ODS. O Instituto Acim também concede o Selo ODS em Maringá. Existem as modalidades Ouro, Prata e Bronze, concedidas de acordo com a quantidade de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável atendidos. Um exemplo de empresa sustentável na cidade é a Cooper Card, que detém o Selo Ipê e o Selo ODS Ouro.

Bem-estar, Estilo de vida

Em Maringá, qualidade de vida atrai novos moradores

A cidade possui os pilares que influenciam no bem-estar das pessoas e ganha um bairro que potencializa o conceito de qualidade de vida

Os empreendedores do Eurogarden Maringá escolheram a melhor cidade do país e estão construindo um bairro que será um dos melhores lugares do mundo para viver e que vai atrair investidores, famílias e pessoas em geral interessadas nos mais altos índices de qualidade de vida. O potencial do bairro é para mais de 60 mil pessoas.

Os números mostram o acerto dos empreendedores do Eurogarden Maringá. Em 12 anos, a cidade ganhou quase 100 mil moradores e a estimativa populacional é de 454.146 habitantes. É o segundo maior crescimento populacional em números absolutos entre os municípios paranaenses desde 2010, e 27% acima da média nacional. Fica atrás apenas da capital, Curitiba, que registrou 124.893 novos habitantes. Como comparação, em Londrina o aumento foi de 81 mil pessoas no período.

Para o prefeito Ulisses Maia, os dados mostram que Maringá possui diferenciais que a tornam uma cidade onde é possível realizar excelentes investimentos. Ela oferece oportunidades de negócio criadas com a expansão do desenvolvimento econômico, que tem sido forte nos últimos anos.

A economia de Maringá é a que mais cresce entre as três maiores cidades do Paraná. O Produto Interno Bruto (PIB) local foi superior a R$ 20 bilhões em 2020. Mesmo em um cenário de pandemia, o PIB da cidade aumentou de R$ 19,3 bilhões em 2019 para mais de R$ 20 bilhões em 2020. (Com informações de Murillo Saldanha/Prefeitura de Maringá)

Eurogarden Maringá

Ainda no primeiro semestre de 2023, o Eurogarden Maringá inaugura seu Centro de Experimentação, com escritórios e local para recepcionar potenciais clientes. Em seguida, deve ter início a construção de torres comerciais e residenciais e o início das vendas das unidades. O potencial do bairro é para mais de 3 milhões de metros quadrados de construção e espaço para mais de 60 mil pessoas.

O Eurogarden Maringá investe nas certificações WELL e LEED e tem como premissa o respeito ao meio ambiente e à valorização do bem-estar das pessoas em seus parâmetros físico, mental, psicológico e emocional. A vida em comunidade, com estímulo a bons hábitos, valorização da cultura, dos esportes, do lazer, do entretenimento e dos relacionamentos sociais entre familiares e amigos também fazem parte das prioridades do bairro.

Cultura e eventos, Natureza

Maringá e região têm boas opções Para quem quer fugir do carnaval

O Brasil é chamado de país do carnaval. Mas, nem todos curtem a folia que impera em bares, clubes e ruas. Nas cidades, a saída para fugir das marchinhas, sambas-enredo e frevo, entre outros ritmos, é frequentar espaços onde a natureza pode propiciar momentos agradáveis com a família e os amigos.

Em Maringá, há várias opções de parques: do Japão, do Ingá e Alfredo Nyffeler. E tem também o Eurogarden, com seus gramados convidativos, alamedas floridas, muitas árvores, música clássica e as delícias do Eurogarden Café.

Na região também existem várias boas opções para um final de semana de carnaval longe da muvuca. O Hotel Fazenda Água Azul é uma delas. Fica a 86 km de Maringá, entre as cidades de Quinta do Sol e Fênix. A estrutura da fazenda foi preservada para manter o ambiente rústico. Tem museu, piscinas adulto e infantil, mirante com vista panorâmica, passeios a cavalo e de charrete; caminhadas; pescaria em rios, lagos e córregos; além de cabo aéreo.

Em Campo Mourão tem a Pousada Fazendinha com piscinas, sauna seca, adega, restaurante, parque infantil e áreas verdes, gastronomia rural e trilhas ecológicas. Em Faxinal, no Vale do Ivaí tem o Hotel Fazenda Luar de Agosto. O local é cercado por montanhas e dispõe de um restaurante, toboágua e piscina.

Em Iretama, o destaque é o Jurema Águas Quentes, com spa de relaxamento, parque aquático de águas quentes, restaurante e anfiteatro. O Terra Parque Eco Resort fica em Pirapozinho. Também tem parque aquático. Em Loanda, fica a Estação de Lazer Decolores, com pousada e piscinas, além da possibilidade de pescaria, trilhas, passeios a cavalo e trenzinho.

Opções não faltam. Basta um “passeio” pela internet e você encontrará muitos destinos interessantes para fugir da folia do carnaval. Boa sorte.

Arquitetura, Urbanização

Caso do Eurogarden será apresentado em palestra sobre LEED e WELL da AEAM

O Eurogarden Maringá será um dos cases de sucesso apresentados durante duas palestras sobre LEED e WELL promovidas pela Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). O evento, gratuito, acontece nesta quinta-feira, às 19h na sede da entidade. As inscrições estão encerradas. Os palestrantes são técnicos da Petinelli, empresa de consultoria e engenharia em sustentabilidade que está assessorando o bairro de Maringá nas certificações LEED e WELL.

O Eurogarden Maringá já possui pré-certificação WELL. O Centro de Experimentação, que está sendo finalizado no bairro, também está a caminho de obter as certificações. A LEED comprova que o empreendimento atende requisitos de eficiência hídrica, energia e atmosfera, qualidade do ambiente interno, inovação e transporte. A WELL é a primeira do mundo a se dedicar exclusivamente ao bem-estar das pessoas.

Os palestrantes, inclusive, estarão em Maringá especialmente para dar continuidade ao processo de consultoria no Eurogarden. “Eles se colocaram à disposição para dedicar um tempo para ministrar as palestras para profissionais e estudantes, principalmente de Engenharia e Arquitetura”, explica o CEO da Sisa Construções Civis, Claudio Mukai. A empresa coordena e supervisiona as obras do Eurogarden Maringá.

Os palestrantes são o gerente de projetos Daniel Manica, 1º profissional do Brasil a receber a certificação internacional LEED for Cities and Communities Advisor. O título atesta o domínio do conhecimento técnico e do processo de certificação LEED para cidades e comunidades, com foco em planejamento urbano, qualidade de vida e sustentabilidade. Daniel é engenheiro eletricista e possui Mestrado em Automação e Sistemas.

A outra palestrante é Aline Schroth, engenheira civil formada pela UTFPR e pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC-PR. É especialista em construções sustentáveis, acreditada LEED AP, com experiência em seleção de materiais de baixo impacto ambiental, planejamento e gestão de canteiros de obras, redução de resíduos e eficiência no uso da água. Já atuou em mais de 50 projetos LEED.

Manica ressalta que a palestra levará ao público os conceitos básicos das certificações, como elas são estruturadas, para que servem e quais os temas que abordam. “Vamos apresentar alguns cases também de como trabalhamos os critérios para edificações de alta performance em alguns dos nossos projetos”, comenta.

Cultura e eventos

Eurogarden Maringá lança o 2º Concurso de Fotografia do bairro

O Eurogarden Maringá lançou a segunda edição do Concurso de Fotografia do bairro voltado a profissionais e amadores em uma só categoria. O tema é “Natureza e vida, uma relação que se complementa”. As inscrições deverão ser feitas no link https://www-eurogardenmaringa-com-br-1.rds.land/2-concurso-de-fotografia-eurogarden-maringa, até o dia 12 de março. O regulamento está no mesmo endereço.

O concurso vai premiar os três primeiros colocados com valores em dinheiro que serão entregues em cartões Cooper Gift e/ou Gift Plus e com o troféu Kenji Ueta. O 1º lugar receberá R$ 1.500,00; o 2º, R$ 1.000,00 e o 3º, R$ 500,00. Quarto e quinto lugares receberão troféu e Menção Honrosa. As fotos deverão ser do interior do Eurogarden Maringá, preferencialmente tiradas a partir do mês de dezembro de 2022.

O CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli, diz que o concurso é uma forma de valorizar a arte e prestar homenagens. “É um tributo à memória do eterno Kenji Ueta, pioneiro e fotógrafo que, com seu olhar sensível, soube retratar a história da nossa cidade desde os anos 1950. E às pessoas que visitam e valorizam o bairro e tudo aquilo que ele representa para as famílias e para a cidade de Maringá”.

Cada participante deverá inscrever neste concurso apenas uma fotografia, inédita, de sua exclusiva autoria. Ele poderá publicar a foto em qualquer rede social pessoal e utilizar a hashtag #Eurogardenmaringa.

As fotos inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora que vai analisar critérios como enquadramento ao tema proposto, a qualidade, a originalidade, a estética da imagem e a criatividade das fotografias.

Urbanização

Maringá, agora é “Marca Estrela” na região Sul

Maringá aparece nos melhores rankings de qualidade de vida do país. É também cantada em prosa e verso pela arborização e pelos cuidados com o urbanismo. A última conquista do município é o título de ′Marca Estrela′ na região Sul.

O reconhecimento é reflexo do bom desempenho da cidade no Bloom Consulting Brasil City Brand Ranking, um estudo inédito da Bloom Consulting. O ranking elaborado pela consultoria analisou o desempenho de marca das 100 cidades mais populosas do Brasil nos eixos viver, investir e visitar.

Maringá conquistou a 4ª posição no ranking da região Sul. No Paraná, está atrás apenas de Curitiba. Entre os 100 municípios brasileiros, a cidade conquistou a 23ª posição.

O levantamento destaca o desempenho de cidades brasileiras em ações de place branding, conceito que considera os lugares como marcas. O ranking avaliou dados quantitativos, estatísticos e digitais para destacar os municípios com as melhores práticas de estratégias de promoção e visibilidade.

A ideia do place branding é reforçar as vantagens, características e atrações de um local, por exemplo. As ações vão muito além de intensificar o turismo e impulsionam a economia, aproximam a comunidade e geram identidade aos lugares.   

De acordo com o levantamento, Maringá é um “grande destaque no que se refere ao potencial de atração e retenção de talento”. O prefeito Ulisses Maia destaca que o resultado é reflexo do potencial inovador, tecnológico e empreendedor da cidade. “Temos um ambiente específico que atrai talentos e ideias inovadoras com grande potencial para o desenvolvimento do município. Esse reconhecimento da nossa cidade como uma marca de destaque significa geração de novas oportunidades de negócio e crescimento econômico.”

O place branding também é responsável pela definição de uma identidade para a cidade, o que proporciona o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar em que vivem.

(A base do texto é do Murillo Saldanha, da Prefeitura de Maringá)

Natureza

Parte dos girassóis do Eurogarden é doada para alimentar aves

Além de fazer a alegria de milhares de pessoas que visitaram, gratuitamente, o campo de girassóis do Eurogarden entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as flores tiveram uma finalidade ainda mais nobre. Parte delas foi doada para o Zoológico Zoo Casa das Araras, de Maringá, que retirou as sementes para alimentar as cerca de 80 aves do local.

A Casa das Araras é credenciada pelo órgão ambiental Instituto Água e Terra (IAT/ IBAMA). Por isso, recebe aves resgatadas por meio de tráfico, maus tratos e desastres ambientais. E existem os casos de aves legalizadas que chegam até o zoológico por meio de doação.

São araras, papagaios, periquitos, tucanos, maitacas, tigres d’água, araçaris, gralha e cacatua, entre outras. O Zoológico também tem duas lhamas (Rambo e Juninho), um jabuti argentino e uma tartaruga. A proprietária, Camila Fernandes Amorim, administra o local ao lado do marido, conhecido por Neto das Araras. Eles têm assessoria técnica da bióloga Joseli Cristina da Silva, doutoranda em Genética e Melhoramentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

As sementes doadas pelo Eurogarden Maringá representam um alimento extra. A base da alimentação saudável de uma ave consiste em uma ração extrusada de boa qualidade acrescida de legumes, verduras, frutas e sementes. O girassol é ofertado como petisco. Segundo os proprietários do zoo, “as aves amam as sementes”.

Separação dos girassóis colhidos para serem oferecidos às aves do Zoológico Zoo Casa das Araras

Bem-estar

Janeiro branco sinaliza para reflexão sobre nosso bem-estar emocional

Até que ponto o meio em que vivemos contribui para nosso bem-estar emocional? Certamente, influencia muito. Por isso, as pessoas procuram frequentar lugares ao ar livre, com natureza exuberante e respeito ao meio ambiente. Em Maringá, um exemplo é o Eurogarden, que recebe milhares de pessoas nos finais de semana em busca de muito verde, flores, do canto dos pássaros e do sossego.

Refletir sobre o bem-estar emocional é o objetivo do Janeiro Branco, campanha que chama a atenção para a saúde mental das pessoas. A escolha do mês é significativa. A palavra janeiro deriva de Janus, deus da mitologia romana que tinha duas faces e olhava para a frente, simbolizando o futuro; e para trás, marcando a necessidade da reflexão sobre o passado.

Janeiro também marca o início de um novo ano, ou seja, é como se esta nova era começasse com uma folha em branco, onde é possível escrever um novo capítulo de nossas vidas. Daí, a necessidade de reflexão, de analisarmos se nosso estilo de vida está alinhado com nossas conquistas e expectativas.

A saúde mental abrange o ser humano por completo e como ele se relaciona com os desafios do dia a dia, suas emoções, desejos, conquistas e objetivos de vida. Seja na família, no trabalho, nos estudos, no trânsito ou no lazer com os amigos.

Para a ONU, saúde mental vai além da ausência de doenças: é um bem-estar geral em que as pessoas percebem suas habilidades, sabem lidar com os sentimentos cotidianos, trabalham de forma produtiva e contribuem com suas comunidades.

Há muitas maneiras de cuidarmos do nosso bem-estar. Precisamos estar atentos à nossa saúde mental. E, claro, adotar hábitos positivos, como praticar atividades físicas, manter alimentação saudável e buscar um sono de qualidade, além de cultivar amigos e viver bem com a família.

 Fique de olho e cuide da sua saúde, física e mental.

Cultura e eventos, Imprensa, Urbanização

Eurogarden Maringá é destaque em evento internacional de LEED

O Eurogarden Maringá foi um dos destaques do “LEED for Cities and Communities – Certification Recognition Event (evento de certificação e reconhecimento para cidades e comunidades LEED), realizado on line pelo YouTube no dia 14 de dezembro.

A organização foi do US Green Building Council (USGBC), que tem sede em Washington, nos EUA. A missão do órgão é transformar a forma como os edifícios e comunidades são projetados, construídos e operados, para que sejam ambiental e socialmente responsáveis, saudáveis e prósperos, com ênfase na qualidade de vida. O Eurogarden tem a pré-certificação LEED Platinum.

Um vídeo de um minuto sobre o Eurogarden Maringá foi transmitido para todo mundo e destacou as qualidades do bairro maringaense. O evento apresentou apenas locais que conquistaram a certificação ou pré-certificação LEED, concedida a empreendimentos sustentáveis. Para conquistar a certificação, é preciso passar por avaliações sobre eficiência hídrica, transporte, qualidade do ambiente, inovação e integração, entre outros.

Além de Maringá, cidades dos Estados Unidos, Itália, China, Argentina, Colômbia e Itália, entre outras, fazem parte do LEED for Communities. São 133 projetos cadastrados, sendo 24 certificados e 41 pré-certificados que abrangem África, Ásia, Europa, América Latina, Oriente Médio e Estados Unidos.

O CEO do Eurogarden Maringá, Jefferson Nogaroli, lembra que o bairro investe no bem-estar das pessoas e na sustentabilidade ambiental e social. “Desde o primeiro momento pensamos em fazer algo que estivesse à altura da história de Maringá. É um orgulho para nós oferecer um lugar onde as pessoas poderão viver, morar, trabalhar estudar e se divertir com o melhor padrão de qualidade de vida do mundo”, explica.

Estilo de vida

Vem chegando o verão… cuidados com o corpo!

Para visitar o Eurogarden Maringá, qualquer clima é propício. Mas hoje, dia 21 de dezembro, começa o verão. E a estação mais quente chega com as festas de final de ano, com aquela merecida folga do trabalho e com uma incontrolável vontade de viver ainda mais a vida, de sair de casa, seja sozinho, com a família, amigos ou com os pets.

A água é fundamental o ano todo e ainda mais necessária no verão. O percentual do líquido em nosso corpo varia entre cerca de 50 e 75%. Quanto mais jovem, maior a quantidade. Diariamente, perdemos entre 2 mil e 3,1 mililitros de água durante os processos de respirar, transpirar, evacuar e urinar.

Apesar de termos que economizar a água do planeta, quando se trata do nosso corpo, a matemática é contrária. Principalmente no verão, quando o calor aumenta e nosso organismo libera mais liquido por meio do suor. A evaporação ajuda a regular nossa temperatura interna e mantê-la em torno dos 36 graus. A ingestão de líquidos é fundamental para que esse mecanismo funcione normalmente.

Nas caminhadas ou passeios, a água é fundamental para evitar a desidratação. O corpo sofre quando a ingestão de líquido é insuficiente ou quando a perda é grande. O consumo é de acordo com o gênero e a faixa etária.

Quantidade

Veja como deve ser a ingestão diária de água de acordo com a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN).

  • De 7 a 12 meses — 3 copos
  • De 1 a 3 anos — 4 copos
  • De 4 a 8 anos — 5 copos
  • Meninos de 9 a 13 anos — 8 copos
  • Meninas de 9 a 13 anos — 7 copos
  • Meninos de 14 a 18 anos — 11 copos
  • Meninas de 14 a 18 anos — 8 copos
  • Homens de 19 a 70 anos — 13 copos
  • Mulheres de 19 a 70 anos — 9 copos
  • Gestantes — 10 copos
  • Mulheres em amamentação — 13 copos

Cuidados

  • Evite exposição ao sol entre 10 e 16h
  • Pratique exercícios físicos nos horários de temperaturas mais amenas
  • Use roupas leves
  • Evite bebida alcoólica. Se beber, faça-o moderadamente e acompanhado de ingestão de água.
  • Consuma alimentos ricos em água
  • Diminua o consumo de sal

Sinais de desidratação

  • Boca e pele seca
  • Cansaço excessivo
  • Tontura
  • Déficit de atenção
  • Queda de pressão
  • Confusão mental
  • Sonolência
  • Aumento da temperatura corporal e frequência cardíaca
  • Afundamento da moleira (nos bebês)
  • Perda de elasticidade da pele
  • Olhos fundos